Sobre

Especialista Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.

Dr. Rubens de Oliveira Brito

O Dr. Rubens de Oliveira Brito é um renomado médico e especialista em endoscopia, reconhecido pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, no ano de 2014. Seu trabalho consiste na realização dos exames de endoscopia, colonoscopia e balão intragástrico. A endoscopia e a colonoscopia são exames para identificação de possíveis doenças, enquanto o balão instragástrico, é um método de emagrecimento não cirúrgico.
Graduação

Medicina - Universidade Estadual de Maringá (1996).

Pós-Graduação

Residência em Cirurgia Geral - Associação Beneficente Bom Samaritano (2010).

Especialização em Endoscopia Digestiva - IGECAD, Instituto de Gastroenterologia, Endoscopia e Cirurgia do Aparelho Digestivo (2013).

Título de Especialista em Endoscopia - SOBED, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (2014).

Tornar-se uma referência médica no procedimento de endoscopia, além de conscientizar a população das doenças que podem surgir no aparelho digestivo, como prevenir, identificar e tratar.

Comprometimento;
Ética;
Eficiência;
Respeito;
Saúde.

Promover a saúde e o bem-estar do paciente, através de procedimentos realizados com excelência, tanto para a identificação de doenças e tratamento, quanto para o emagrecimento saudável e eficiente.

Visão

Valores

Missão

O que é endoscopia e para que serve?

A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.
É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

Quando preciso fazer uma endoscopia?

O médico pode solicitar esse exame quando você apresentar sintomas, como:
Azia ou pirose (queimação no estômago);
Náuseas e vômitos frequentes;
Fezes escuras;
Vômito acompanhado de sangue;
Dores na região superior do abdômen;
Refluxo;
Anorexia ou perda de peso sem motivo aparente.

O que é a colonoscopia? Como este exame é feito?

É um exame que permite a visualização de todo o intestino grosso, além da parte final do intestino delgado, por meio de um aparelho flexível com iluminação e uma câmera na extremidade.
Realizado geralmente sob sedação endovenosa, o exame permite que o paciente durma e não sofra nenhum desconforto durante o procedimento.
O aparelho, que é introduzido pelo ânus, pode avaliar possíveis lesões na superfície interna do intestino, como tumores ou pólipos.

Para o que serve e porque o médico solicita a endoscopia?

O exame detecta possíveis lesões na superfície interna do intestino grosso e no final do intestino delgado, como tumores e pólipos.
Geralmente, o médico indica este exame quando o paciente apresenta alguma sintoma relacionado ao intestino, caso de uma alteração no hábito intestinal, presença de sangue nas fezes ou dor abdominal.
Uma outra indicação é para a prevenção do câncer de intestino, mesmo para pessoas sem sintomas.
Quando necessário, uma biópsia ou a remoção de lesões, como pólipos, podem ser realizadas durante a colonoscopia.

O que é o balão intragástrico?

O balão intragástrico é um procedimento bariátrico. Não é uma cirurgia, é uma técnica realizada por endoscopia, ou seja, sem nenhum corte. Através da boca do paciente, é feita a inserção de uma prótese de silicone preenchida com soro fisiológico dentro do seu estômago.
Essa prótese, então, ocupa o espaço do alimento, permitindo que a pessoa submetida ao tratamento siga uma dieta mais restrita para perder peso. Além disso, vale ressaltar que o tratamento é feito de maneira particular, pois nenhum plano de saúde cobre os custos do procedimento.

Qual o tempo de recuperação do balão intragástrico?

É tudo muito seguro: o paciente vem para a clínica, faz o procedimento sob sedação (anestesia geral não é necessária), fica 2 horas em recuperação e já pode ir para casa. Dois dias depois, pode voltar às atividades profissionais e às atividades físicas, sem nenhuma restrição.
O balão intragástrico é um dispositivo colocado por via endoscópica e fica de 6 meses a 1 ano dentro do estômago do paciente. Nesse período em que o balão está dentro do indivíduo, é necessário que ele siga à risca uma prescrição de dieta e as orientações direcionadas à atividade física.

Perguntas frequentes

O Dr. Rubens de Oliveira Brito é um renomado médico e especialista em endoscopia, reconhecido pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, no ano de 2014.

Links úteis

Avenida Curitiba, n° 400, Zona 04, Maringá - PR

Telefones para contato

(44) 3346-6110
(44) 99101-3242

E-mail

contato@rubensbrito.com.br

Segunda a sexta, das 7h às 18h
Sábado, das 7h às 12h

Copyright © 2023 Dr. Rubens Brito. Todos os direitos reservados.

Feito com

Por